segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Cãozinho cego se orienta no ambiente como morcegos e golfinhos.

É  comum deficientes visuais buscarem novas maneiras de perceber o mundo, e entre os animais esta forma de adaptação é semelhante. Rowan, um cachorro da raça sptiz alemão que nasceu sem os olhos, utiliza da ecolocalização, mesma técnica usada por morcegos  e golfinhos, para compensar a sua falta de visão.


Rowan, de 18 meses, usa o latido e depois escuta seu eco para saber para onde deve ir – assim como fazem os morcegos. Sua tutora, a britânica Sam Orchard, diz que as pessoas raramente percebem que ele é cego, mas perguntam porque tem os olhos fechados o tempo todo.
Quando Sam percebeu que seu filhote não abria os olhos como os irmãos, decidiu levá-lo ao veterinário, informa a reportagem do Express.co.uk. Ela descobriu que o animal nascera sem os olhos por causa de um defeito genético, mas decidiu criar Rowan como os cachorros que já tinha.
Ela reparou que o comportamento do cão mudou quando ele começou as escutar o barulho das folhas das árvores que caiam no chão. Aos poucos, passou a se localizar melhor usando também os latidos. A tutora diz ao site Small World que ele é um animal normal e vive feliz.
Sam Orchard acrescentou que “quando ele está correndo a céu aberto é como se ele fosse o mesmo que o resto dos meus cães.”
Neste vídeo este peludo mostra toda a sua habilidade e desenvoltura em um passeio  e nos mostra que para o amor não se tem limites... para a vida então, basta passar as barreiras e ser feliz.
 http://www.youtube.com/watch?v=NwU2neafCOA&feature=player_embedded 

Fonte: ANDA e You tube.
Foto: reprodução Express.co. uk

Mais uma história de amor sem preconceito nem pré-conceito das dificuldades de se ter um animalzinho especial... literalmente falando.



3 comentários:

  1. Que lindo, né.. outro dia vi um cãozinho em Tel Aviv que nasceu sem as patas da frente e ia ser sacrificado e um rapaz adotou e fez cadeirinha de rodas para ele e ele vive feliz e é um fofo.. ou aquela cadelinha que anda em pé por não ter a pata da frente....

    ResponderExcluir
  2. Para vc ver como o sacrifício de um animal portador de uma deficiência é apenas pretexto para assassinar vidas...

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha visto um programa no discovery sobre um garoto que fazia isso

    ResponderExcluir